1 de dez. de 2008

Inauguração da BC de Belterra!!!

Este era meu último dia na região de Santarém no Pará. Dia 28 de novembro, uma 6a feira! E meu terceiro dia de viagem. Começamos logo cedo. Eu, Viviane e Kriz combinamos de nos encontrar no restaurante do hotel para o café da manhã às 06:30h. A saída estava prevista para às 07h.

Neste último dia já não éramos só nós três para pegar a estrada. Estávamos em dois carros e tínhamos a companhia de mais duas pessoas: um outro representante da videolar, empresa patrocinadora do projeto, e o escritor de livros infanto-juvenis Daniel Munduruku. Este é de decendência indígena e parte de sua tribo está localizada em Belterra. Levamos ele a pedido do líder da própria tribo no município.

Pegamos a estrada em direção à Belterra. Chegamos em torno de uma hora antes do início da cerimônia de inauguração que estava marcada para 09h. Foi ótimo para darmos os retoques finais nos preparativos.

A Rede Globo local esteve presente para cobrir o evento e eu e Viviane demos entrevista. Ainda não sei se vou conseguir o clipping, mas se conseguir coloco na net. A repórter ficou até o final de tudo que estava programado para a ocasião e ainda entrevistou o Daniel Munduruku, o escritor que levamos.

Na inauguração fui convidada para astear a bandeira do Pará. Fiquei supresa, pois isso não estava programado... e nervosa também! Sou muito desastrada e estava morrendo de medo de deixar o fio cair com aquela bandeira no chão bem na hora do hino nacional. E para piorar a Globo estava filmando tudo! Mas no final correu tudo bem. Não dei vexame, não.

A inauguração começou com a presença de várias autoridades locais, inclusive o Prefeito da cidade. Fiz meu discurso como sempre, chamando as pessoas que tanto tinham trabalhado e dado o seu suor por aquele projeto e que geralmente ficam no anonimato, ninguém lembra delas. Coloquei todo mundo lá na frente para ser aplaudido. Sairam todos orgulhosos!

Este é um dos momentos do meu trabalho em que fico mais feliz e sensibilizada. É quando eu posso ver o resultado do que eu tenho feito. É quando eu posso ver o carinho que as pessoas do local têm por mim. Eu estava muito feliz, a biblioteca estava linda e as pessoas realizadas com esta conquista. Tem coisa melhor?

Nas verdade saímos todos nós dali sensibilizados, direto para o hotel para pegar nossas malas e seguir para o aeroporto. O nosso embarque foi às 14h, mas eu só consegui chegar em casa às 23h. Viagem longa e muito cansativa. Mas não me queixo, vale à pena! Quando volto para casa percebo o quanto sou feliz. Feliz por ter meu cantinho, minha casa aconchegante e bem montada, cama macia, comida na geladeira, roupa legal para vestir... São coisas tão pequenas e que ninguém normalmente dá valor. Faz parte do nosso dia-a-dia e a gente nem nota mais como estas são conquistas importantes que boa parte dos brasileiros não conseguem obter.

Voltei serena, orgulhosa e muito feliz!!!

Vivi e Kriz, tenho certeza que estão se sentindo como eu. Este tipo de projeto social é mágico! Mexe com a gente de uma forma muito positiva! Ah! Combinado é combinado! Assim que a Kriz terminar de editar as fotos, nos encontraremos para um revival da viagem.

E assim consegui concluir mais uma parte do meu trabalho, mais uma meta de 2008.

Bjs a todos!
Kell Carneiro

Nenhum comentário: