20 de dez. de 2008

Canoagem no Parque das Neblinas!

Oi, Galera!!!

Sexta-feira foi a confraternização do Ecofuturo no Parque das Neblinas, como eu tinha falado. O Parque realmente é demais!!! Aprendi a gostar daquele lugar de um jeito... Lindo!

Bem, chegamos já tarde por lá, umas 11 e quinze. Todo famintos, fomos direto para a mesa que estava preparada para ser um café da manhã. A comida caseira feita lá é uma delícia! Fogão à lenha...

Dali seguimos nossa programação. Uma trilha de um quilômetro e meio aproximadamente em que subiríamos rio acima! No final desta trilha estariam nossos duck's, os botes que usaríamos para descer 2 quilômetros e meio de rio.

Depois de um rápido treinamento, seguimos em duplas nos duck's. O rio não tem corredeira ao longo de todo o seu curso. Há locais que a água é extremamente calma. Canoagem contemplativa da natureza... Maravilhoso!

Éramos 5 duplas mais dois duck's com os instrutores sozinhos. Vivi com o baby (Ney), Mel com Leticia, Alê com Sil, Alexandre com a Chris e eu fui com o Renato que trabalha comigo. Nos demos muito bem! Conseguimos controlar o duck com certa tranqüilidade para iniciantes. As pessoas ficavam girando, girando, porque não conseguiam andar em linha reta. Nós fomos muito bem neste ponto!

Chegando na reta final, paramos em uma pedra para uma nova instrução. Afinal, a partir dali desceríamos 3 quedas d'água consecutivas. Quem quisesse poderia desistir neste ponto. Eu, teimosa que só, quis ir em frente e o Renato me acompanhou.

Já na primeira descida o remo do Renato ficou preso em uma árvore. Como é a pessoa que fica atrás que dá direção ao duck, a gente teve que parar em uma pedra logo embaixo. Eu passei meu remo para ele e peguei outro. Na segunda queda d'água é que tudo começou a dar errado. E como é muito rápido não dá nem para pensar direito!

Quando eu olhei para o lado, já na queda d'água, vi o outro remo do Renato passando do meu lado. Foi então que eu me virei bem rápido para entregar mais um remo para ele. O problema é que ele não estava mais lá, tinha caído!!! Eu estava sozinha no duck em plena queda e ele descendo de costas! Aí não teve mais jeito... O duck ficou muito leve e começou a dar um 360, mas como a cachoeira já estava logo à frente não deu tempo de virar inteiro. Então, eu entrei na queda de lado!

É claro que isso não poderia dar certo!!! Fiz uma força enorme para o duck não virar de cabeça para baixo. Assim, eu ainda poderia me apoiar nele. Consegui! O pior é que a corda que jogaram para salvar o Renato desceu a cachoeira e ficou amarrada nas minhas pernas e cintura. Quanto mais eu tentava tirar, mais a força da água enrroscava a corda no meu corpo.

Aí foi uma luta! Tentei de tudo, mas a formação das pedras nessa cachoeira fazia um roda moinho e me jogava novamente embaixo da queda d'água que estava super forte. Nem o colete salva vidas impedia de afundar... Depois de muito lutar contra a força da água (que estava incrivelmente gelada!!!) eu tive uma falta de ar enorme. Não conseguia mais respirar!!! Só que eu ainda tinha que lutar para não afundar! Foi horrível! O Guilherme, coordenador do parque, teve que pular dentro d'água para me tirar de lá! E eu não sei de onde eu ainda tirei forças para subir no duck, mas sei que acabei conseguindo.

Ainda bem que depois desse sufoco foi só cerveja e batucada! Mas não posso deixar de dizer que iria de novo! Adorei!!! Que lugar lindo!

O problema foi aguentar a dor no corpo que já dura 3 dias!!! Isso é que é falta de condicionamento físico... rsrsrsrs

Bjs a todos!
Kell Carneiro

Nenhum comentário: