
Bom, vamos à melhor viagem que já fiz: FERNANDO DE NORONHA!!! Esse lugar é um sonho...
Logo que entrei no Ecofuturo em 2006 e comecei a trabalhar no projeto de implantação de biblioteca comunitária ganhei de presente esta. Fiquei responsável por acompanhar o final do projeto em Fernando de Noronha. Esta era uma biblioteca que estava sendo considerada problemática porque fazia tempo que o projeto tinha começado lá e até aquele momento não tinha sido possível inaugurar. Sabe como é, meta que vira ano é um problema! E esta era uma delas.
Quando a gente recebe de presente um "problema" não tem como achar bom. E por isso achei um saco ter que resolver os problemas deste lugar onde não se conseguia falar com as pessoas por telefone (era uma dificuldade achar alguém) e naquela época ainda não tinha um representante forte no local que pudesse nos ajudar colocando a mão na massa. Lógico que fiquei "p" da vida com esta.
Para piorar eu tinha recebido outras com problemas como este e tinha que resolver tudo o mais rápido que pudesse. Eu entrei no final de setembro e tinha que resolver tudo até dezembro. Isso me parecia impossível!!!
Para resolver a solução era ir até lá. À distância não estava dando. Aproveitei para fazer uma peregrinação por vários locais problemáticos. Fiquei vários dias viajando e Noronha era o úlimo lugar a ir desse roteiro. Eu já estava exausta de tanta viagem e louca para ficar um pouco na minha casa recém montada em São Paulo. Por isso, detestei a idéia de ir até lá.
O meu mau humor era enorme no Aeroporto. Não tem muitos vôos para Noronha e o tempo de viagem era grande por causa de uma conexão. Ainda teve atraso (auge do caos aéreo)... Essa dificuldade de vôo me faria ficar lá por 3 dias, quando na verdade só uma manhã teria compromisso de trabalho.
Quando entrei no avião teco-teco que leva de Recife para Noronha é que eu comecei a entender que eu estava redondamente enganada. Essa seria a melhor viagem que já fiz, mesmo estando sozinha!
Logo que o avião deixa Recife a gente passa a ver só mar embaixo. São mais ou menos 1 hora e 20 minutos com essa vista. Ainda me lembro a primeira vez que avistei a ilha do alto. LINDA!!! Eu conseguia ver o fundo do mar, as pedras... Que lugar maravilhoso!!! E eu ainda de mal humor por ter que ir lá! Eu devia estar louca!
Foi aí que esta viagem de fato começou para mim. Eu estava em um clima de trabalho, ms chegando lá não tinha como continuar de terno e salto (É verdade, eu levei salto alto para ir à reunião! rs). Isso era impossível!
Eu tinha um ônibus de turismo agendado para me levar ao hotel. Lá vc não encontra táxi com facilidade. No próprio ônibus tem um guia que vai te dizendo como a ilha funciona. A gente também é obrigado a parar para assistir um vídeo sobre a ilha, que diz o que você pode e não pode fazer. Todo mundo do meu grupo estava a passeio. Só a louca aqui a trabalho! E eu, a essa altura, já não estava querendo fazer mais nada. O clima já era outro! Por mim, teria até cancelado a reunião para poder fazer um passeio de barco que demorava o dia inteiro. rs Mas como eu só estava ali para isso... rs

Bom, quando cheguei na pousada já estava de noite. E como a agência de viagem que era responsável pelo ônibus era do lado da pousada que eu fiquei, acabei conhecendo o guia e ele me deu carona até um restaurante no centro onde jantamos. Foi na Pizzaria da Vila (essa da foto ao lado), na Vila dos Remédios, o "centrinho" de Noronha, essa ilha linda que só tem 7km de estrada e muita natureza preservada.
O dia estava terminando e eu já estava achando o lugar lindo e a viagem maravilhosa!!! Bom humor total... rsrsrs Dali, tive uma ótima noite de sono, já decidida a madrugar no dia seguinte para ir à praia antes da reunião que estava agendada para 14h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário