Continuando minha viagem da semana passada... fui à Belterra! Essa é uma cidade com uma história curiosa! Vou contar...
Fica no Pará, próximo a Santarém. Esse pedaço de terra que hoje é Belterra foi doado pelo Presidente Getúlio Vargas na década de 30 para o Henry Ford!!! Isso mesmo! Belterra não era território brasileiro nessa época. Era uma porção de terra que pertencia ao governo americano.
Fico imaginando que era um monte de índio por lá recebendo os americanos. Até hoje tem várias tribos por lá, imagina na década de 30! Surreal!
O interesse do Henry Ford naquelas terras era o de construir um grande pólo produtor de látex para os pneus da indústria de automóveis. E foi isso que ele fez. Ele trouxe toda a mão-de-obra americana para morar e trabalhar na cidade, engenheiros, operários... E o pessoal foi se instalando por lá.
Agora imagina um monte de americano extraindo látex do seringal!!! Não podia dar certo mesmo. Eles não dominavam a técnica e acabavam matando as árvores. Aí não conseguiam mais produzir a quantidade necessária e para amenizar a situação quiseram ser espertos! Com eçaram a misturar o látex com água ou colocar pedras dentro dos tonéis para aumentar o peso. Isso foi descoberto e o mercado de lá caiu no descrédito! Ninguém comprava mais o látex de Belterra!
Foi aí que o "Henry Ford espertinho" entregou de volta as terras para o Brasil, pegou aquele monte de americano que ele tinha trazido para cá e voltou para os States.
A cidade fica na entrada da Floresta Nacional do Tapajós e é linda!!! Só que agora é uma beleza 100% brasileira!
Agora eu tenho ido lá para implantar uma biblioteca comunitária do projeto que eu trabalho. E as pessoas são ótimas! Fizemos na semana passada um levantamento de idéias para a inauguração, que vai acontecer em novembro. Vai ter botos, sereias, Iaras e outras lendas amazônicas... Só que esta festa é surpresa! Depois eu conto...
Que história louca, não é? rs
Bjs